![]() |
Foto: Reprodução / Rede Social |
Se você chegou até aqui, provavelmente foi acordado no meio da noite de hoje, assustado, devido às fortes trovoadas causadas por uma grande quantidade de raios nuvem-solo. Nas redes sociais, moradores tentavam entender o que estava acontecendo:
A ideia que tive foi um bombardeio as 5:00 da manhã, embora jamais tenha vivenciado um, além do que moro ao lado de um prédio comercial com 'para-raios gaiola de faraday' no teto, as descargas eletricas agora são atraidas direto prá cá. — comentou um usuário.
A intensidade da descarga elétrica foi tão forte, que por volta das 5h de hoje provocou estrondos semelhantes ao de uma bomba. Neste caso, a explosão pode causar sérios danos físicos a quem estiver por perto.
![]() |
Momento em que um dos raios nuvem-solo atinge a superfície nas imediações do viaduto Dom Pedro I |
De todos os diferentes tipos de raios, é o que representa maior ameaça à vida e à propriedade, uma vez que atinge o chão. O raio nuvem-solo é uma descarga entre uma nuvem Cumulonimbus e o solo. É iniciada pelo movimento para baixo de íons da base (ou do topo) da nuvem. Um raio nuvem-solo pode ser negativo, positivo ou bipolar.
No mapa de raios da MetSul Meteorologia publicado no X (ex-Twitter), é possível ver a grande quantidade de raios pelo Estado.
Bairro Menino Deus, Porto Alegre pic.twitter.com/wDiLLPJ2uG
— João Eifler (@joaoeifler) November 18, 2023
0 Comentários