Sem acordo entre representantes da prefeitura de Porto Alegre e a diretoria da Cootravipa, os serviços de coleta seletiva e limpeza de praças e parques foram suspensos na última quarta-feira (4). Com isso, será mais fácil encontrar lixo acumulado nas ruas de Porto Alegre. Contudo, os demais serviços do DMLU seguem normalmente, como a coleta domiciliar de lixo orgânico.
Mas, quem é o verdadeiro culpado pelo acúmulo de lixo nas ruas?
Na foto acima, podemos ver muito lixo espalhado na Av. Getúlio Vargas com a Av. Bastian. Mesmo com a presença de contêineres de lixo orgânico, alguns moradores utilizam este espaço para depositar o lixo doméstico em local inadequado e proibido. Segundo comprovação técnica, caracteriza a prática de crime ambiental.
Mas depositar o lixo orgânico em contêineres resolve?
Nesta outra foto, uma moradora denuncia a falta de respeito, mostrando o lixo espalhado ao lado de um contêiner.
O problema, é que não basta depositar o lixo em locais adequados. Durante a madrugada, moradores em situação de rua, em busca de materiais recicláveis ou objetos que poderiam ser trocados por drogas, acabam revirando o lixo e o espalhando pelas ruas.
Funcionários da Cootravipa realizavam periodicamente a limpeza do lixo espalhado no chão. Com a paralisação, apenas os serviços de coleta automatizada continuam funcionando, realizando a limpeza do interior dos contêineres. Desta forma, o lixo que estiver espalhado no chão, permanecerá no local.
Fotos deste domingo (08), nas esquinas da Av. Getúlio Vargas com a Rua Barbedo.
0 Comentários