Um dia após o anúncio de que Porto Alegre e região voltarão a adotar a bandeira vermelha do distanciamento social, limitando o funcionamento de comércio, serviços e até de circulação em áreas livres, os supermercados, algumas lojas e até mesmo ruas e avenidas do bairro apresentaram pouca movimentação em certos horários, como no início da tarde de domingo (21).
Em um supermercado localizado no bairro Menino Deus, os estacionamentos tinham poucos veículos, e a movimentação de clientes era pequena por volta das 14h. A fila para uso do álcool gel na entrada do estabelecimento, por exemplo, nem chegava a se formar. Nos corredores do mercado, áreas geralmente com maior fluxo de pessoas, como as que comercializam hortifrutigranjeiros e carnes, tinham fácil acesso e nenhuma aglomeração.
Nos caixas para pagamento, as demarcações de espaço para evitar filas nem chegavam a ser ocupadas.
A movimentação em algumas ruas e avenidas também reduziu bastante. No início da noite desta segunda-feira (22), por exemplo, as pessoas tinham a impressão de ser bem mais tarde, justamente por conta da ausência de pessoas e veículos nas ruas.
Coincidência ou não, com o anúncio das medidas mais restritivas, tudo indica que os porto-alegrenses acabaram dando mais atenção ao problema. Resta saber como será a movimentação em torno da Orla do Guaíba no próximo fim de semana. A propósito, por que ainda não foi fechada?
Renata Petri com informações do JC e foto de Fernanda Crancio
0 Comentários