Banner Topo Notícias

Santa Bike

Almanaque: Jardim Zoológico Vila Diamêla

Você sabia que há mais de um século, o bairro Menino Deus já teve seu Jardim Zoológico?



Entrada do Zoológico da Vila Diamela - 1918 - Foto: Acervo de Ronaldo Marcos Bastos


Cel. Juan Ganzo Fernandez era não só um trabalhador, mas, um sonhador voltado a grandiosas realizações. 


Cel. Juan Ganzo Fernandez - Foto: Acervo de Ronaldo Marcos Bastos


Ele possuía uma enorme área verde. Com entrada pela Avenida 13 de Maio (atual Avenida Getúlio Vargas), a área conhecida como "Vila Diamêla" se estendia até a Avenida Praia de Belas, sobre o terreno onde atualmente se encontra a Avenida Ganzo, batizada em homenagem ao antigo proprietário.

Foto: Acervo Ronaldo Bastos

Foto: Google Maps - Arte: ronaldofotografia


O primeiro Jardim Zoológico de Porto Alegre, foi inaugurado por iniciativa do empresário Juan Ganzo Fernandéz em 05 de janeiro de 1913.

A edição do jornal A Federação dedicou generoso espaço à notícia da inauguração do parque, realizada no dia anterior com presença do então governador, Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, e de “altas autoridades civis e militares, representantes do clero, da imprensa, e povo”.


A notícia do jornal A Federação em 6 de janeiro de 1913  - Foto: Reprodução



Em homenagem a sua filha Diamêla Ganzo Fernandez, o empreendedor batizou o Parque de Vila Diamêla.

Diamêla Fernandez, filha de Ganzo


Ficha de entrada do zoológico

Em 26 de julho de 1912, conforme o jornal Correio do Povo: - “o coronel Ganzo Fernandez assignou, hontem, contrato com a companhia Força e Luz, afim de que esta forneça energia electrica para accionar um motor que fornecerá luz ao jardim zoologico, onde serão collocadas 3.000 lampadas incandescentes e 20 focos de arco voltaico”. (A grafia da época)


Anúncio da época

Além de uma “variada colecção de quadrupedes, aves e palmipedes”, conforme anúncio da época, o centro de diversões também tinha “lago e pavilhão de patinação”.


Arthur Matte guarda até hoje esse postal. No verso um texto em alemão
(09 de setembro de 1913)

Havia variada coleção de pássaros de vários portes, em viveiros adequados e artísticos, e alguns lagos, sombreados por taquaras.


Era muito variada a coleção de macacos, de sagüis nativos e até orangotangos africanos.

Tinha também: - tigres, leões, leopardos e ursos em jaulas especiais, camelos, elefantes e uma onça pintada vinda de Erechim, a qual era muito admirada.




Nos fundos do terreno ficavam as oficinas da Cia. Telephonica Rio-Grandense e um grande galpão de madeira com canchas, onde os funcionários da Companhia Telephonica jogavam “bocha”.

No prédio fronteiro do zoológico funcionava um “cassino e um café concerto”, inédito e atraente recanto nesta Capital, ponto de encontro para multidões de frequentadores.



Curiosidades:


  • Pioneiro da telefonia no Sul do Brasil, Juan Ganzo Fernandez nasceu nas Ilhas Canárias, Las Palmas, Espanha, em 05 de outubro de 1872, e faleceu em Florianópolis, em 02 de abril de 1957

  • Aos 17 anos, vivia no Uruguai, onde empreendia na área de energia e comunicações.

  • Em 1900, veio para o Rio Grande do Sul. No Estado instalou centrais telefônicas em Jaguarão, Bagé, Dom Pedrito, Pelotas, Santa Cruz, Cruz Alta e em outras cidades.

  • Em 1908, fundou em Porto Alegre a Companhia Telefônica Rio Grandense.

  • Em 1909, instalou em Porto Alegre um moderno serviço de telefonia, dotado de cabos aéreos e subterrâneos. A partir de então, os serviços da companhia não pararam de crescer, estendendo sua cobertura para Santa Catarina.

  • Em 07 de setembro de 1924, a senhorita Diamêla, filha de Ganzo por ocasião da inauguração da Rádio Sociedade Riograndense, interpretou "A Canção da Saudade", de Olegário Mariano.

  • Em 1º de outubro de 1913, o jornal Correio do Povo, em sua edição, publicou a seguinte nota sobre o zoológico de Porto Alegre: “Foi, ante-hontem, extraordinariamente visitado, o Jardim Zoologico desta capital, tendo sido vendida duas mil e duzentas entradas. Para attender ao movimento de passageiros da linha do Menino Deus, a companhia Força e Luz fez circular mais alguns bondes com a lettra Z, que faziam viagens de 15 em 15 minutos da praça da Alfandega ao desvio fronteiro ao Jardim Zoologico. Hoje, será retirado da Alfandega o material necessario ás installações electricas do jardim e do pavilhão do rinck. Está sendo aberta uma avenida, que contornará o jardim para o passeio de carros e automoveis. A avenida, que terá começo na entrada do jardim, irá até a praia de Bellas, dahi voltando pelo lado opposto, até o ponto inicial.” (A grafia da época)

Ganzo e seu filho Edison em 1920

  • Certa ocasião, no centro do Zoológico, foi montada a ópera “Aida” (Verdi) por uma companhia italiana.


Ópera AIDA


Em 1925, o Zoológico foi fechado, os animais foram levados para o zoológico de Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).

Em 1º de maio de 1962, a região da Grande Porto Alegre foi ter novamente seu primeiro grande zoológico com a inauguração do Parque Zoológico do Estado, na cidade de Sapucaia do Sul, na BR 116, inaugurado pelo governador Leonel Brizola.


Referências:

Blog Família Ganzo
Ronaldo Fotografias
Blog Leal e Valerosa

Postar um comentário

0 Comentários

Banner Inferior

Cremolatto Menino Deus


Cremolatto Menino Deus


Confeitaria Ponto Doce

Ad Code

ANUNCIE AQUI