Com as ruas mais vazias em função do isolamento social e sem o trânsito habitual da cidade, muitos motoristas se aproveitam das pistas livres, para ultrapassar — e muito — os limites de velocidade estabelecidos.
O excesso de velocidade, apontado como uma das principais causas de acidentes graves, deixou de ser encarado apenas como infração para ser tratado também como crime de trânsito, previsto no artigo 311 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em Porto Alegre, uma ação conjunta da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) com a Divisão de Crimes de Trânsito (DCT) da Polícia Civil do Estado está punindo esse tipo de ocorrência com mais rigor.
A falta de atenção no trânsito é outro motivo preocupante.
— As pessoas estão confiando demais nas ruas vazias. Não é assim que funciona. Além disso, vejo muita gente dirigindo com o celular na mão ou sabendo que tá fazendo algo errado e tentando a sorte. — afirma Gabriel Alves, morador do bairro.
— Nos últimos dias, já ouvi tanta "cantada" de pneu nessa Getúlio Vargas, que só espero pelo "bum". Não entendo o motivo de tanta pressa. Pra que isso? — questiona Eliseu Amorim, outro morador.
O número de acidentes aumentou bastante, principalmente no bairro Menino Deus. Logo no começo da semana, houve um acidente envolvendo uma moto e um carro na Av. Getúlio Vargas, esquina com a Rua Saldanha Marinho.
Na manhã de quarta-feira (22), dois veículos colidiram no cruzamento da Av. Getúlio Vargas com a Av. Bastian. Veja mais fotos no grupo Jornal do MD - Plantão 24h.
Às 10h24 do mesmo dia, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) flagrou um motociclista a 117 km/h na Av. Ipiranga. No 1º semestre do ano, já foram registrados diversos flagrantes de velocidade com mais de 50% acima do limite.
As equipes da EPTC realizam regularmente a Operação Radar para coibir os excessos. Chama a atenção a imprudência aliada ao comportamento de risco, principalmente de motociclistas, com o número crescente de acidentes e vítimas envolvendo motos. No primeiro semestre do ano, já foram registrados diversos flagrantes de velocidade com mais de 50% acima do limite estabelecido nas vias. É uma infração gravíssima, com penalidade de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 880,41 e suspensão do direito de dirigir (artigo 218, III, do CTB).
Gostaria de comunicar um acidente de trânsito no bairro?
0 Comentários