Banner Topo Notícias

Santa Bike

Após reclamação de morador, contêiner de coleta de lixo orgânico foi realocado

Com o objetivo de tornar a cidade mais limpa, a Prefeitura de Porto Alegre adotou em 2011 a coleta automatizada de lixo orgânico domiciliar, implantando diversos contêineres na capital. No entanto, nove anos depois, eles continuam gerando muita polêmica entre moradores e comerciantes, que reclamam principalmente dos locais onde os objetos foram colocados.

Enquanto alguns bloqueiam o acesso para cadeirantes, outros ocupam vagas de estacionamento, escondem estabelecimentos e até dificultam a visibilidade de motoristas, ciclistas e pedestres. A reclamação mais recente ocorreu em junho deste ano por Li Jesus, morador do bairro Menino Deus. Segundo ele, os condutores que trafegavam pela Rua Oscar Bittencourt e pretendiam atravessar a Rua José de Alencar, não conseguiam enxergar a via, nem a ciclovia, obrigando-os a avançarem para cima da faixa de pedestre.

Um problema sério em relação a segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas.


Foto: Li Jesus


A proibição de estacionar sobre a faixa de pedestre está prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CBT), está no artigo 181, e abrange "parar sobre o passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público, com infração grave, multa e medida administrativa, de remoção do veículo.

Segundo Jesus, foi protocolado junto ao DMLU/PMPA, a realocação de dois contêineres. Este e outro situado na Rua Oscar Bittencourt, quase em frente à um residencial geriátrico, devido ao fato de a limpeza dos mesmos ocorrerem entre às 23h e meia-noite, perturbando o sossego dos idosos que ali residem.

Em relação ao horário de limpeza dos contêineres, a prefeitura de Porto Alegre informou na época da implementação, em 2011, que o trabalho seria "basicamente à noite, para atrapalhar menos o trânsito".

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) suspeita que alguém esteja mudando os objetos de lugar. Em apenas uma semana, equipes do DMLU tiveram que devolver alguns contêineres para o local de origem, como aconteceu em 2013 em uma calçada na esquina das ruas Duque de Caxias e Marechal Floriano Peixoto, no Centro, onde um contêiner de coleta de lixo orgânico bloqueava o acesso para cadeirantes.

Foto: Dayanne Rodrigues/RBS TV


Problema resolvido

Na manhã deste sábado (18), Li Jesus fez uma nova postagem. Dessa vez agradecendo ao DMLU pela realocação do contêiner para um local mais apropriado.




Postar um comentário

0 Comentários

Banner Inferior

Cremolatto Menino Deus


Cremolatto Menino Deus


Confeitaria Ponto Doce

Ad Code

ANUNCIE AQUI