Com a previsão de uma onda de frio intenso que deve atingir o Rio Grande do Sul no fim desta semana, a ONG Centro Social da Rua realizou a arrecadação de cobertores para distribuir a pessoas em situação de rua. A entrega está prevista para ocorrer na noite desta quinta-feira (20).
A arrecadação começou na segunda (17) e já foram coletados 180 cobertores. Como o grupo tem em estoque outras 120 mantas térmicas, cerca de 300 pessoas devem receber as doações.
Os voluntários vão distribuir também 100 toucas, 200 pares de meias e 200 cachorros-quentes. A ação recebeu o nome de Aquecimento Solidário, e já foi realizada outras vezes neste ano.
"Vamos em cinco carros, duas pessoas em cada carro, fazendo uma rota diferente: Centro, Cidade Baixa, Bom Fim, Menino Deus, Ipiranga, Assis Brasil, Moinhos de Vento, Cristóvão Colombo, Santana, Farrapos etc.", afirma a coordenadora adjunta da ONG, Letícia Andrade.
Foto: ONG Centro Social de Rua/Divulgação
Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, desde o início do inverno e da pandemia, as equipes de Abordagem Social e Consultório na Rua acompanham sistematicamente as pessoas em situação de rua.
Entre as medidas da Assistência Social para essa população estão a ampliação das vagas em abrigos (de 238 para 495 vagas), a disponibilização de 320 auxílios-moradia neste momento de pandemia e ampliação de 60 vagas nos centros POP I e POP II para higienização e alimentação da população em situação de rua (atualmente 280 vagas).
Além disso, outras medidas foram tomadas, segundo a FASC, como a disponibilização de espaços de cuidado com oferta de banho e distribuição de quentinhas em sete diferentes regiões da cidade, com capacidade para 260 atendimentos por dia. O órgão ainda destaca o Programa Prato Alegre, que oferece 700 refeições por dia na Capital, e 100 vagas em albergues.
Clipping JMD com informações de G1 RS
0 Comentários