Desde o início da pandemia, moradores do bairro Menino Deus têm observado a presença de um (ou mais) tucano(s) sobrevoando algumas áreas da região. Geralmente ele é visto no meio ou no fim da tarde.
"Alguém perdeu um tucano???" pergunta uma moradora.
"Ele está no bairro desde o início da pandemia. Fica muito tempo no nosso condomínio comendo frutas. Muito lindo. Tomara continuar livre." comenta outra.
Aproveite o momento para tirar fotos, fazer vídeo e admirar a natureza. Mas nunca tente pegar o animal
O que desperta a curiosidade de muitos é saber porque eles estão nos ares da cidade.
Segundo o coordenador de operação do Ibama Roberto Cabral, tucanos são aves que voam por quilômetros e usufruem de várias áreas de vegetação, não necessariamente o Cerrado. "É completamente comum vê-los, principalmente nessas regiões próximas a lugares com uma grande concentração de área verde. Eles conseguem sair de uma cidade para outra”, exemplifica.
Foto: Reprodução / Facebook
Quando animais exóticos são encontrados na janela ou no quintal de casa, algumas pessoas têm a mania de colocar comida para eles. Cabral ressalta que a atitude não é errada, porém, é preciso responsabilidade. As frutas devem ser frescas, não podem ser colocadas em grandes quantidades, tampouco com tanta frequência, a ponto de virar uma rotina para o bicho.
“Se a pessoa morder a fruta e tiver alguma doença – mesmo que não fatal para o ser humano – pode ocasionar na morte do animal. Além disso, se o bicho ficar dependente da alimentação fora da natureza, ele não volta para o habitat natural para conseguir comida. É ruim para o meio ambiente”, explica o especialista. “Aproveite o momento para tirar fotos, fazer vídeo e admirar a natureza. Mas nunca tente pegar o animal”, enfatiza.
Em abril de 2019, uma operação da Polícia Civil apreendeu em Canoas, tucanos que eram vendidos por R$ 3 mil pelas redes sociais.
Três animais foram recolhidos, além de outras aves, e os responsáveis foram autuados por crime ambiental e maus-tratos.
Foto: Polícia Civil / Arquivo
Clipping JMD com foto de capa de Jornal do MD e informações de Gabriela Vinhal
0 Comentários