Depois de um mês de portas fechadas, os salões de beleza reabriram com alta procura na última sexta-feira (07), em Porto Alegre.

No bairro Menino Deus, os múltiplos salões da Avenida Getúlio Vargas viviam diferentes realidades. Enquanto parte deles observou alta procura pelos serviços oferecidos, outros ainda esperavam pelo retorno da clientela.
Proprietária de um estabelecimento entre a Avenida Bastian e a Rua Marcílio Dias, Marilene Leão acredita que a pandemia ainda intimida as pessoas. Ela diz que, embora tenha conseguido manter as clientes fixas, o período praticamente zerou a conquista de novas. Cliente do local há mais de 15 anos, Ronice Monteiro era a única pessoa atendida no local por volta do meio-dia. Diante da falta do serviço de manicure e pedicure, que no passado costumava utilizar semanalmente, foi uma das primeiras a entrar em contato para garantir lugar:— Sou empresária, então tenho que estar sempre nos trinques. Assim que soube que iam reabrir, liguei e marquei um horário — conta. A poucos metros dali, em outro salão de beleza, as proprietárias resolveram se antecipar. Ao saberem da permissão para a retomada, avisaram as clientes pelo WhatsApp. A busca ativa resultou em agenda movimentada para o fim de semana. — Começamos cedo, às 8h30min, e amanhã vamos atender o dia todo. Teve muita procura, principalmente por pintura de cabelo — diz a manicure Ângela Tatsch.Regras mais rígidas
O retorno dos salões de beleza foi liberado pela prefeitura sob uma série de restrições. Para funcionar, a lotação nas salas de espera ou de recepção desses estabelecimentos não poderá exceder 30% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou de proteção de prevenção contra incêndio.
Salões de beleza e barbearias também precisam observar a distância mínima de quatro metros entre os clientes e "as demais regras de higienização", segundo o texto da prefeitura.
Diferentemente de atividades comerciais, que poderão operar apenas até domingo (09), esse tipo de estabelecimento está autorizado a funcionar por tempo indeterminado.
Clipping JMD com foto de Mateus Bruxel e informações de Bruna Vargas / GaúchaZH
0 Comentários